08 dezembro, 2014

Febre Chikungunya

Febre Chikungunya

(Foto: Google)
                                         
     Considerado o bicho que mais mata no mundo, os mosquitos transmitem vários tipos de doenças aos humanos. Uma dessas doenças é a febre Chikungunya, que há pouco tempo chegou ao Brasil.
     A febre foi descoberta em 1952, na Tanzânia, que está localizada no sul da África. Em 2013 chegou ao Caribe e no Brasil em 2014, principalmente no Amapá e na Bahia.
     A febre é causada por um vírus da família Togaviridai. E transmitida por dois mosquitos o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, através de suas picadas, são os mesmos mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela.
     Os sintomas da febre Chikungunya é muito parecido com os sintomas da dengue, febre alta, acompanhada de dor de cabeça, dor muscular, erupção na pele, conjuntivite e dor nas articulações.  A dor forte nas articulações pode perdurar mesmo depois que a febre for embora, a manifestação aparece entre 3 e 5 dias após o contágio. Não existe forma hemorrágica, é raro o surgimento de complicações e apresenta pouca mortalidade
Não existe um tratamento para a febre, o que existe é um tratamento assintomático com uso de remédios pra controlar a febre e antiflamatório para diminuir as dores nas articulações.
     A evitar a proliferação da doença é necessário eliminar os criadouros do mosquito, como evitar os locais que acumulem água.


Por Noêmia Roberto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário