22 dezembro, 2014

Número de animais e plantas ameaçados de extinção aumentou no Brasil

Número de animais e plantas ameaçados de extinção aumentou no Brasil.
                                                    
O Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta última quarta-feira dia 17, uma lista que mostra o aumento das espécies ameaçadas de extinção. O levantamento mostra que o Brasil possui uma lista com 1.173 espécies ameaçadas, divididas em três categorias: criticamente em perigo, em perigo e vulnerável.  Esse é o resultado de um levantamento realizado de 2010 a 2014, por 1.383 especialistas de mais de 200 instituições.
No levantamento realizando em 2003 e 2004, foram avaliadas 1.137 espécies, das quais 627 estavam ameaçadas. A atual lista foi mais abrangente a avaliou 12.256 espécies, destas 1.173 espécies estão ameaçadas de extinção.
Segundo a lista divulgada, espécies estão em recuperação deixando de fazer parte das espécies ameaçadas como a baleia jubarte e a arara-azul-grande e novas espécies foram descritas, como por exemplo o macaco-prego-galego.

(Foto:www.portal27.com.br)

A lista ainda inclui três espécies que eram consideradas extintas e que voltaram a serem reencontradas pelos especialistas. São elas: alibélula Fluminagrion taxaense, a formiga Simopelta minina e o minhocuçu Rhinodrilus sasner.



Por Noêmia Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário