02 dezembro, 2014

Patrimônio natural ameaçado

Patrimônio natural ameaçado

(www.meioambientetecnico.blogspot.com)

     O Brasil é um pais de grandes proporções, principalmente, quando falamos em biodiversidade. A variedade dos biomas brasileiros revela a enorme riqueza da fauna e flora, abrigando a maior diversidade de espécies do planeta, muitas delas endêmicas e de grande valor econômico.  O valor da biodiversidade é imensa, visto que, a sua redução compromete a disponibilidade de recurso naturais, a variedade genética e, assim, a própria vida no planeta.
     A biodiversidade existe para manter equilibrada a cadeia alimentar, que funciona como uma rede para a continuação da vida. Alterações nessa cadeia provoca o desequilíbrio do meio ambiente, com isso pode surgir doenças que pode afetar reino animal e vegetal, inclusive, os seres humanos.
     No entanto, a participação do homem tem modificado assustadoramente o meio natural na busca do desenvolvimento econômico, o que pode levar a destruição de habitats e de espécies de grande valor genético, econômico ou ainda espécies não catalogadas, que pode deixar de existir antes mesmo de ser conhecida.
     O clico da vida na Terra, aparentemente, parece ser interminável. No entanto, a participação do homem, tem provocado grandes mudanças na natureza. Mudanças que tem provocado a morte de várias espécies de animais e vegetais, levando-os a extinção.  
     As espécies desaparecem e evoluem naturalmente, mas, a atividade humana tem acelerado esse processo, provocado o desaparecimento de três vezes mais, do que se ele, acorresse naturalmente.
     Ambientalista de todo mundo, tem buscado soluções para sanar ou amenizar essa problemática, no entanto, poucos são os resultados, principalmente em áreas de grande devastação, ambientes que abriga animais com pouca mobilidade ou ainda as espécies que necessitam de habitats específicos, os quais os riscos de extinção ainda é maior.
     O principal desafio é encontrar uma alternativa que favoreça a preservação das espécies, mais que também permita o desenvolvimento do país. Para isso é necessário investimentos, pessoas qualificadas e a participação da população, cada um fazendo a sua parte e no final, teremos o todo.

Por Noêmia Roberto




meioambientetecnico.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário