23 novembro, 2015

Alerta: Zica pode ser responsável pelo aumento de casos de microcefalia na Região Nordeste.

Alerta: Zica pode ser responsável pelo aumento de casos de microcefalia na Região Nordeste.


Oi Gatitas, tudo bem?

Ontem (22/11) foi exibido no Fantástico uma matéria sobre o aumento dos casos com microcefalia em bebês na Região Nordeste. Mas, você sabe o que é microcefalia? É quando o cerébro não se desenvolve totalmente e a cabeça do recém nascido e menor, quando comparamos com outros recém nascidos de mesma idade e mesmo sexo. O problema pode ser causado por problemas genéticos, uso de drogas durante a gravidez e por infecções durante o periodo gestacional.  É considerada uma considerada uma doença rara, no entanto, nos últimos meses ela teve um aumento assustador. De acordo com o noticiário, foram notificados 399 casos de crianças com microcefalia nos estados da Bahia, Paraiba, Pernanbuco, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe.O problema se torna ainda mais grave por não se ter certeza do que está provocando o aumento da doença na região. 
Foto:g1.globo.com

Preocupados, médicos e cientistas, tem procurado respostas para os questionamentos feitos em torno do aumento de casos e até agora, a resposta mais plausível é o aumento das infecções provocada pelo Zica vírus, pois na análise feita no líquido aminiótico de gestante que tiveram infecções causada pelo vírus, foram encontrados genomas de Zica elevada, o que em tese pode está provocando a doença, mas os estudos ainda não são suficientes para afirmar com exatidão, que a microcefalia seja provocada pelo Zica. E mesmo que seja compravado que a Zica vírus é responsável pelos aumento dos casos de microcefalia, não siginifica que todas as gravidas que tiver zica vá ter filhos com microcefalia. Enquanto as respostas não chegam, a mulher que já está gravida precisa se proteger do mosquito Aedes Aegypti, o mesmo que provoca a dengue, com telas nas janelas, uso de blusas e calças compridas, meias e uso de repelentes. E para quem está pensando em engravidar é necessário que a mulher faça uma reflexão. Será que vale apena se arriscar? 
Quando se trata de saúde devemos ficar atento a todos os detalhes. O cabate ao vetor ainda é a melhor saida e essa é responsabilidade é de todos nós, órgãos governamentais e cidadãos. 

Prevenir é preciso.

Deixe seus comentários.

Siga-nos nar redes sociais.
facebook.com/portaleconhecer
Instagram: @portaleconhecer

Enes bjossssssssssssssssss

Por Noêmia Roberto


Nenhum comentário:

Postar um comentário