24 fevereiro, 2016

Benéficios da caminhada para o organismo.

Benéficios da caminhada para o organismo.

Oi Gatitos e Gatitas, tudo bem?

Já estamos em fevereiro de 2016. Nossa como o ano está passando rápido! Muitos são os planos, sonhos e desejos a serem realizados. Mas, está na hora de colocar os planos em ação, para que os sonhos e desejos,  sejam realizados. E entre os meus planos está o desejo de emagrecer 10 quilos. E já estou colocando os meus planos em ação e para começar a minha busca por uma vida mais saudável,estou caminhando 40 minutos diariamentes e aos poucos irei aumentando progressivamente o tempo de caminhada. Mas, você sabe quais são os benéficios da caminhada para o nosso organismo? Ela não é simplesmente a atividade física mais simples, fácil e barata de fazer. Não tem restrinção e não exige nenhum tipo de equipamento. 
A caminhada faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, contribuindo para que as artérias, veias e vasos capilares se dilatem, isso permite que o oxigênio seja transportado de forma mais eficiente no organismo, melhorando a circulação sanguinea. Quando praticada com reagularidade, a caminhada contribui para o bom funcionamento do pulmão, visto que, as trocas gososas que ocorre no pulmão torna-se mais eficiente, fazendo com que maior quantidade de impurezas sejam eliminadas, fazendo com que o pulmão fique mais livre de catarros e poeiras.  A caminhada é um boa maneira de fortalecer os ossos, pois o impacto dos pés com o chão faz com que os ossos recebam estímulos elétricos, facilitando a absorção do cálcio, deixado-os mais resistentes e menos propensos de sofrerem com osteoporose ou contribui para a diminuição da doença. Durante a prática de exercícios o nosso corpo libera maior quantidade de endorfina, hormônio responsável de alegria e relaxamento, o que contribui para afastar a depressão. 
Contribui para a melhoria do bom humor e autoestima

Foto:www.aminhacorrida.com

Os benéficios da caminhada se estende ao cérebro, pois o exercício faz com que os círcuitos cerebrais aumente e isso contribui para a redução dos riscos de problemas de memórias e de atenção, portanto, auxilia para a saúde do cérebro. Quando caminhamos nos protegemos das doenças cardiovasculares. Ao caminhar evitamos o entupimento das atérias e regulamos os níveis de colesterol, um tipo de gordura presente no organismo que é essencial para o bom funcionamento do corpo. A caminhada ajuda a  diminuindo a produção de colesterol ruim (LDL)  e aumenta a quantidade do colesterol bom (HDL). A caminhada previne a diabetes, pois estimula a produção de insulina no corpo. A insulina é responsável pela absorção da glicose pelas células. Caminhar ajuda controla e emagrece. O aumento da circulação, da atividade muscular e da respiração faz com que nosso metabolismo acelere, fazendo com que o corpo necessite de uma quantidade maior de calorias, contribuindo para a queima de gorduras localizadas. 

E então, vamos começar a caminhar? 

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Enes bjosssssssssssssssssss.

Por Noêmia Roberto. 











2 comentários:

  1. Não sabia que tinha tantos beneficios.
    Muito bom.

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  2. 30 minutos de atividade fisica já é o suficiente para sair do sedentarismo

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