27 março, 2018

Porque engordamos?

Oi Gatitas e Gatitos, tudo bem?

Hoje venho falar de um assunto sério. Que mexe com nossa saúde e autoestima. 
O sobrepeso não é nenhuma novidade. Tanto é que no Brasil a obesidade já uma epidemia que atinge pessoas de diferentes idades e classes sociais. E juntamente com a obesidade vem as doenças, que não são poucas. Diabetes tipo 2, hipertensão,  problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer estão relacionado com o acumulo de gordura. 
Mas, por que se as pessoas sabem de tudo isso, e principalmente, sabe o que fazer para perder peso, porque a população continua engordando? Essa é uma pergunta que muitos se fazem. Mas a resposta nem sempre é a mais simples. 

De acordo com a ciência, o corpo do ser humano foi programado para economizar energia. Isso por que no início da nossa história, a disponibilidade de alimentos era limitada e a capacidade de armazenar energia era determinante para a sobrevivência e a reprodução da espécie. Em consequência disso, herdamos um organismo selecionado para aumentar o apetite e diminuir o gasto energético em resposta a qualquer indício de déficit energético.
Chegou um determinado momento em que a oferta de alimento aumento, na revolução industrial, e em consequência o comportamento do homem também mudou. O homem deixou a caça, a pesca, de coletar seus frutos na natureza e passou a comprar seu alimento em supermercado e passou a se exercitar menos. A consequência não podia ser outra: a gordura passou a se acumular e o resultado é a obesidade. 
E o que fazer para diminuir a obesidade? A resposta é simples, mas, por me prática é complicado. Pois, várias pessoas já tentaram, mas, poucos de fato conseguiram.
A solução para a redução de peso, é simplesmente criar um déficit calórico, ou seja, ingerir menos calorias e gastar mais energia. 
Simples não é?
Não! Isso exige mudanças de hábitos, de comportamentos e atitudes. 
Para isso, precisamos reduzir a utilização de gordura,açúcar e sal; aumentar o consumo de alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, cereais e preparações integrais; reduzir o consumo de alimentos refinados e processados; praticar exercícios físicos regularmente, isso é importante para a perda e manutenção do peso; consumir porções menores e procurar substituir atitudes, por exemplo, utilizar a escada em vez de elevador, ir para o trabalho a pé ou de bicicleta, em vez de usar o carro, cozinhar e não comprar comida pronta entre outras ações do dia a dia que pode contribuir para sua saúde. 

E você, o que acha que está fazendo com a população esteja ficando obesa?

Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Por Noêmia Roberto.

2 comentários:

  1. Eu tenho o problema contrário, não consigo engordar.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderExcluir
  2. Hum! Mas isso não é ruim não.

    ResponderExcluir