10 julho, 2019

O que é autoestima?


E aí Trintetes, tudo bem?

       A autoestima é muito importante em nossas vidas. Pois dependendo de como a autoestima esteja, a nossa existência será mais feliz ou triste, de mais vittórias ou fracassos, pois a maneira como nos enxergamos, muda tudo a nossa volta.
      A autoestima é uma avaliação subjetivo que o indivíduo faz de si próprio de forma positiva ou negativa. Podemos dizer que é uma opinião ou um sentimento que cada um temos de nós mesmos.  
    O sujeito constrói uma imagem de si ao responder quem ele acha que é, como percebe suas características físicas e psicológicas, suas qualidades ou falhas. Dependendo da forma como você se ver, você irá construir uma relação saudável ou doentia com você e com aqueles que estão a sua volta. 
Quem tem uma autoestima elevada tende a prosperar mais, pois aprende a reagir de maneira otimista diante dos problemas. O que influência em suas decisões e escolhas. 

Foto:pixabay.com

    Mas, se você não se percebe de forma positiva, você irá construir uma relação doentia, com você mesma. E o que isso significa? Significa que você irá se perceber de forma equivocada, passando construir uma relação desarmônica consigo e passará a se cobrar mais, se comparar com outras pessoas, se achar incapaz. Você se tornará o seu próprio carrasco. E isso irá atingir de forma desastrosa suas relações, seja com você, com seu companheiro, filhos, amigos e no ambiente de trabalho. 
       Para que isso não venha a acontecer é preciso desenvolver competências pessoais que leve a construção de uma imagem positiva onde aja autoconfiança, respeito por si mesmo e uma auto avaliação adequada. Isso exige uma reflexão crítica, mas não uma autocrítica destrutiva, equivocada. E sim, uma crítica construtiva. Por exemplo; Porque eu reagi dessa maneira diante de determinada situação? O que eu preciso melhorar para me relacionar melhor comigo e com o outro? O que aconteceu que me faz se sentir tão fraca? Perceba que você não está se condenando pelos acontecimentos. Você estar querendo saber o razão, o motivo, o porque. Você irá fazendo perguntas e tentando responder, mas com toda a sinceridade que você tem. Seja verdadeira consigo mesmo, sem medo de se perceber, pois só assim você irá identificar onde você precisa melhorar. 
     Quando você encontrar as respostas para suas perguntas, você irá procurar desenvolver atitudes que te faça crescer. 
E assim, aos poucos, você vai construindo uma imagem positiva se mesmo. Essa construção ela não tem fim. É preciso ir revendo, adaptando, construindo passo a passo o senso de amor próprio. Pois quanto mais você se ama, mas você elevará sua autoestima. 
       Portanto essa construção é continua, ela é feita no dia a dia, ela está nos detalhes, no cuidado, na atenção que você oferece as suas emoções, sentimentos e ações.
      Resumindo: Para aumentar sua autoestima, você precisa mudar a maneira como você se enxerga.
Se você não sabe como fazer para elevar sua autoestima, o ideal é que você procure um profissional qualificado, um psicólogo. 

Espero que vocês tenham gostado. 

Por Noêmia Rolim



Nenhum comentário:

Postar um comentário