12 março, 2020

Autoestima e felicidade


        Olá, tudo bem?
     O que a autoestima tem haver com a nossa felicidade? Você já parou para pensar nisso?
      Você já sabe que autoestima é um sentimento que estar internamente em nós e que, transborda para fora. Ela é a forma como nos enxergamos , é aquilo que acreditamos que somos. Enquanto que  a felicidade é uma sensação de bem estar e contentamento.
      Se analisar as palavras percebemos que uma mulher que está com a sua autoestima em equilíbrio, naturalmente, ela será uma pessoas feliz. Isso porque ela está bem com ela mesma.
     Isso acontece porque a autoestima determina e direciona os nossos pensamentos, emoções e os nossos comportamentos.
        Para que você entenda melhor, analise as seguintes situações:
      1- Você acordou com o despertador tocando e percebeu que perdeu a hora, pulou da cama já pensando que iria levar os puxões de orelhas do seu chefe. Sai correndo e pega um ônibus lotado. Ao chegar no trabalho, é recebida com a seguinte frase: Você já viu a hora? Não tá precisando desse trabalho não, é?
      Como você reagi diante dessa situação? Fica triste? Com raiva? Se sente injustiçada? Essa situação provoca um sentimento de descontentamento ou de contentamento?  

Imagem: pixabay.com
      2- Você foi dormir mais cedo, no dia seguinte acordou sem ser preciso o despertador tocar. Tomou um banho e um belo café da manhã. No ônibus o cobrador te desejou um bom dia, você retribuiu com um sorriso. Mas, como sempre o ônibus estava lotado e você segui a viagem em pé e apesar do empurra, empurra, você conseguiu ouvir uma música durante o percurso. Chegou no trabalho pontualmente, antes do chefe, mas esqueceu de colocar o relatório que ele havia solicitado na mesa dele. Quando o chefe solicitou sua presença em mediata da sala dele, e falou: Onde você anda com essa cabeça? Cadê o relatório que te solicitei? Você corre na sua sala, pega o relatório e entrega para ele e pede desculpas. Ele dá um sorriso amarelo e fala: só vê se não esquece mais. Você sai da sala e volta a trabalhar normalmente.
      Como você se sente nesse momento, apesar dos ? Uma pessoa realizadora, capaz, merecedora, contente? Ou se sente triste, deprimida, incapaz e mal humorada? 
     As duas situações são passiveis de acontecer com qualquer pessoa. Inclusive com você!  Como você sentiria em cada uma delas? 
     Uma pessoa que tem autoestima equilibrada irá entender como , hoje não fui um dia bom. Mas amanhá será diferente. E irá continuar o seu dia contente, apesar dos acontecimentos.Porque ela, esta bem com ela mesma.
       Uma pessoa com baixa autoestima irá se sentir a pior das pessoas, irá sentir que não é capaz, que não é merecedora e que não faz nada certo. Se sentirá triste e deprimida. E o dia será pesado, pois ela se ver com vítima das situações.
     Quando a pessoa está bem com ela mesma, ela entende que pode cometer erros, que pode se atrasar, afinal, ela é um ser humano e se punir não é a saída. Por isso, faz o que precisa ser feito e deixa isso interferir na forma como ela se sente. Ou seja, é uma pessoa que esta em equilíbrio. Por isso, ela é feliz, mesmo diante dessas situações.
     Quando a pessoa não está bem com ela mesma, ela perdi o equilíbrio, fica desesperada e se sente infeliz.
      Uma pessoa com autoestima equilibrada será consequentemente, uma pessoa feliz.

Por Noêmia Rolim
@noemia.rolimm

Nenhum comentário:

Postar um comentário