26 março, 2020

O autocuidado não é egoísmo

Muitas mulheres que estão com autoestima baixa, ver o autocuidado como uma atitude de gente egoísta. Elas costumam pensar o seguinte forma:
- Poxa! Eu vou cuidar de mim, enquanto tem tantas pessoas/mulheres precisando mais do que eu?
- Pior do que eu?
Pois é, o Corona vem e prova ao contrário.
E a mensagem que fica é quando você coloca em prática o autocuidado, você também está cuidando do próximo.
Quando você fica em casa para se auto proteger, automaticamente, você está protegendo aqueles que você conhece e aqueles que você não conhece, mas que divide o mesmo espeço, que está a sua volta.
O autocuidado não é egoísmo, é uma ação necessária que provoca uma reação em rede.
Eu me cuido e, fico bem para cuidar daqueles que estão próximo, para respeitar a mim e o próximo, para entender a mim e o próximo.
E nesse momento que estamos vivenciando, o autocuidado precisa estar ainda mais presente e em todos os sentidos.
Se você está em casa, em isolamento social, mais do que nunca, você precisa praticar o autocuidado. Como?

Foto:pixabay.com

Veja as dicas abaixo!

1- Se você gosta de se arrumar, se arrume para ficar em casa. Se arrume para você mesma. Se arrume para você se sentir melhor.

2- Se você gosta de cuidar do cabelo, da unha, esse é o momento. Faça!

3- Se você gosta de aprender algo novo, esse o momento certo. A internet está cheia de cursos gratuitos e pagos. Aproveite!
Que tal um curso de automaquiagem? Ou ainda, que tal um curso onde você aprenda algo que irá te dar um retorno financeiro futuramente?

4- Você está em casa mas, não precisa estar isolada do mundo. Os aplicativos, as redes sociais, podem e devem, serem usadas nesse momento. Por isso, envie mensagens, faça chamadas de vídeos para aqueles que você gostaria de estar perto nesse momento.

5- Cuide de sua mente! Foque em coisas que eleve a sua positividade. Selecione as informações que chegam até você. Existem pessoas que estão se aproveitando do momento para lançar informações falsas e mentirosas com o objetivo de se promover e tocar o terror.
Sabe o que eu fiz?  Deixei de olhar as mensagens de alguns grupos de whatsapp que eu faço parte, essa é uma forma de selecionar as informações que chegam até mim.

6- Cuide do seu espírito! Independente do que você acredita ou deixa de acreditar. Ore, reze, medite, leia a bíblia. Tudo que eleve seu espírito.

7- Faça atividade física, se alimente bem e se hidrate. 

Esse é o momento de colocar o autocuidado em prática. Cuide do seu corpo, da sua mente, do seu espírito. Esse é o maior investimento que você faz em você e atinge de forma positiva todos aqueles que estão em sua volta.

Por Noêmia Rolim
IG: @noemia.rolimm









Nenhum comentário:

Postar um comentário